Portabilidade de Financiamento

Denomina-se portabilidade de financiamento toda vez que uma pessoa transfere o saldo devedor de um banco para outro. Geralmente, isso acontece quando alguma instituição oferece condições de pagamento e taxas de juros mais favoráveis ao seu bolso. Auxiliamos na busca por melhores condições de crédito, para isso precisamos que preencha o formulário abaixo.


Descubra como encontrar as MENORES taxas do mercado.

Nossos Números

R$ 9.440.543.037,00

Em financiamentos e refinanciamentos simulados

26.999

Propostas enviadas


O que dizem sobre nós

Ao clicar em "Enviar", você concorda com os termos de uso da Melhor Taxa LTDA e enviará seus dados para a nossa equipe de analistas e para os bancos parceiros. Melhortaxa te auxilia na pesquisa para encontrar a melhor proposta de Financiamento de Imóveis para o seu perfil, prestando uma assessoria personalizada e gratuita durante todo o processo. Garantimos a segurança dos seus dados: nenhuma informação sua será divulgada a terceiros que não estejam envolvidos diretamente no processo.

Como a Melhortaxa consegue fazer tudo isso sem cobrar nada?


"E o que acontece após o envio do formulário?”. Ao preencher o cadastro, o cliente nos dá condições para acionar as instituições financeiras e consultar possibilidades de crédito condizentes com seu perfil bancário. A partir deste contato, recebemos e apresentamos as propostas. É importante ressaltar que um mesmo especialista auxiliará e prestará assessoria em todas etapa do processo, ainda assim, o poder de decisão é exclusivamente do cliente.

O processo pode ser acompanhado pela internet, dispensando a necessidade de sair de casa ou interromper o expediente para visitar bancos.

Possui dúvidas? Assista ao vídeo acima e descubra mais sobre o que a Melhortaxa pode fazer por você.

Portabilidade de financiamento: encontre a instituição com os menores juros do mercado

Hoje, as principais instituições financeiras do Brasil oferecem esse serviço, mas com juros que variam de acordo com cada uma. Por isso, é muito importante analisar com calma e contar com a ajuda da Melhortaxa antes de fazer a portabilidade do seu saldo devedor.

Saiba como funciona a portabilidade

Na maioria das situações, os interessados em fazer a portabilidade de crédito estão em busca de taxas de juros mais favoráveis durante o pagamento das prestações. Além disso, a qualidade de atendimento e a assistência oferecida pela instituição também são consideradas durante esse processo.

Basicamente, ao fazer a portabilidade, a pessoa deve ir ao banco que lhe concedeu o crédito e solicitar o extrato de toda a dívida restante como se quisesse antecipar sua quitação. Assim, os juros cobrados nos meses restantes serão excluídos do cálculo, e você saberá quanto ainda deve.

Em seguida, basta ir até a instituição em que pretende depositar sua dívida, analisar se as taxas de juros mensais são favoráveis e transferir todo o saldo devedor do antigo banco. Assim, a partir desse momento, você fará sua quitação pela nova agência.

Todos podem solicitar a portabilidade de crédito?

Desde que a instituição faça parte do SFN (Sistema Financeiro Nacional) e você seja pessoa física, sim. Ainda, esse processo pode ser feito por qualquer aposentado, trabalhador sob o regime CLT, funcionário público ou pensionista do INSS.

Dicas sobre como fazer uma boa portabilidade

Antes de solicitar a portabilidade do crédito imobiliário, atente-se a algumas dicas para renegociar sua dívida de maneira rápida e segura.

  • Caso esteja insatisfeito com as elevadas taxas de juros cobradas pelo atual banco, entre em contato com a Melhortaxa, que irá te auxiliar na escolha de uma nova instituição para fazer a portabilidade;
  • Ao fazer a portabilidade entre duas instituições, atente-se com relação à cobrança de taxas indevidas. Nesse caso, recomenda-se entrar em contato com o Banco Central do Brasil e encaminhar o caso como “venda casada”;
  • Atente-se aos valores das tarifas de avaliação física e jurídica da garantia. Geralmente, elas são cobradas porque, durante a portabilidade, é feita uma nova avaliação do imóvel;
  • Entregando toda a documentação solicitada, os bancos envolvidos automaticamente realizarão a portabilidade sem que você vá até alguma agência,
  • Faça uma comparação com as taxas de juros cobradas pelo antigo e o novo banco antes de fazer a portabilidade do financiamento imobiliário.

Regras da portabilidade

Existem algumas regras a serem seguidas por quem deseja fazer a portabilidade de financiamento e reduzir os juros da dívida sem comprometer o orçamento mensal do devedor. Conheça, a seguir, algumas delas!

Limite de prazo para o banco oferecer uma proposta

Assim que você contratar os serviços da nova instituição financeira, a antiga tem um limite de dois dias para entregar o balanço do saldo devedor e demais informações importantes a ela. No entanto, há ainda um prazo de cinco dias até o credor anterior apresentar uma contraproposta ao devedor.

Alguma instituição pode se recusar a fazer a portabilidade?

Caso o número de prestações não aumente, as instituições bancárias são obrigadas a fazer a portabilidade, de acordo com o artigo 3º da Resolução nº 4.292 do Banco Central do Brasil.

Documentação necessária para executar o processo

Tendo a papelada do novo banco em mãos, analise se consta todos os documentos necessários, como:

  • número do crédito solicitado gerado pelo antigo banco;
  • CPF e telefone do contratante;
  • proposta oferecida com os juros, formas de pagamentos e demais informações inclusas;
  • endereço do novo banco,
  • juros de correção de todas as prestações a serem pagas.

O prazo de pagamento da dívida sofre alteração?

O prazo para toda a dívida ser quitada é mantido, mediante um menor valor de juros. Por exemplo: se no banco anterior faltavam 48 parcelas (4 anos), no novo, esse número não sofrerá alteração.

Outros itens mantidos diz respeito ao sistema de financiamento usado no empréstimo e ao formato de amortização, PRICE ou SAC. Se for o SFH, ele não pode ser mudado para o SFI e vice-versa.

Existe algum limite de crédito para a portabilidade?

Independentemente se você é uma pessoa física aposentada ou com registro em carteira assinada, não há limite de crédito para fazer a portabilidade do financiamento imobiliário.

Vantagens de fazer a portabilidade

Existem diversas vantagens de fazer a portabilidade de financiamento em períodos de queda da taxa de juros. A princípio, existe a possibilidade do devedor escolher qual instituição deseja migrar, pois nenhum contrato pode conter a cláusula de que o cliente deve permanecer em determinado banco até quitar toda a dívida.

Além de poder transferir sua dívida para outro banco, o processo de portabilidade é feito gratuitamente entre as duas instituições. No entanto, a nova instituição pode cobrar tarifas de confecção de contrato, avaliação do imóvel e da transferência de alienação pois, para ele, é como se um novo empréstimo fosse contratado.

Outro benefício é a possibilidade de fazer a portabilidade quantas vezes julgar necessário, não havendo um limite de transações no decorrer das prestações. Para analisar qual instituição possui as melhores condições de acordo com seu perfil, faça um cadastro gratuitamente aqui na Melhortaxa e conte com toda a nossa assistência.