Qual a melhor época para comprar imóveis?

A casa própria é o sonho de vida de muitas pessoas, mas o investimento requer planejamento. Uma pergunta que deve ser feita é se existe uma melhor época do ano para comprar imóvel

A compra de um apartamento ou uma casa envolve uma quantia grande de dinheiro, de fato. Nesse sentido, muitas pessoas se perguntam qual o momento ideal para comprar imóveis, seja para fins de investimento ou residenciais. A pergunta em questão, no entanto, é muito difícil de se obter uma resposta concreta e absoluta.

 

São vários fatores a serem considerados que, de alguma forma, alteram o momento ideal para se adquirir um imóvel. Confira o post e abaixo e saiba mais sobre isso!

Como funciona o processo de financiamento de imóveis?

Possuir um imóvel próprio ainda é o desejo de uma boa parcela da população brasileira. Nesse sentido, se tratando de compra de apartamentos ou casas com fins residenciais, o financiamento imobiliário continua sendo a forma mais acessível do consumidor realizar a sua aquisição. Com taxas vantajosas e prazos longos, seu pagamento é facilitado.

 

No entanto, adquirir imóveis com um financiamento significa, também, passar por um processo de aprovação junto ao banco, que começa com a simulação de empréstimo feita por uma instituição financeira. Utilizando dados como a renda do cliente, o valor do imóvel e as taxas de juros, é possível estipular um valor aproximado para a parcela da operação de crédito em questão.

Normalmente, essa simulação é feita em mais de uma instituição financeira, e, após essa etapa, são apresentadas as propostas de financiamento ao cliente — que decide se aceita ou não alguma delas. Com tal situação resolvida, o consumidor terá de apresentar uma série de documentos de praxe, além de ter de comprovar a sua renda por meio de uma papelada requisitada pelo banco.

 

Aprovando tudo e, consequentemente, assinando o contrato de financiamento, o consumidor pode afirmar que realizou um ato de comprar imóveis.

Por que é importante saber como os bancos determinam os juros?

Podemos considerar as taxas de juros como o “preço” cobrado pela instituição financeira pelo empréstimo. Caso as parcelas de uma financiamento fossem compostas só pela amortização, os bancos não ganharia nada com a liberação do crédito — pelo contrário: devido à inflação, o dinheiro iria se desvalorizar aos montes.

Os juros permitem que as empresas que trabalham no ramo do empréstimo lucrem. Nesse sentido, é bom tratá-lo como qualquer outro produto do mercado, que sofre com a inflação e, claro, com os valores praticados pela concorrência. É importante saber disso, primeiramente, para entender como são determinadas as taxas de juros.

 

Além desse fator, a alta ou baixa do valor médio dos juros, dependendo da época, podem servir como um bom indicativo de como anda o mercado imobiliário e se é um bom momento para comprar imóveis. Afinal, quanto mais baixos os juros, melhor para o bolso do consumidor, não é mesmo? Ficar atento a esse ponto importante pode ajudar aqueles que não possuem pressa para realizar a aquisição.

Em relação a minha situação financeira, quando devo comprar imóveis?

O mercado imobiliário é um ramo em que os valores envolvidos nas transações são, de fato, altos. Estamos falando de produtos que, em grandes centros, dificilmente são encontrados por menos de R$ 100 mil — e nesse preço se for o mais popular dos populares. É normal, portanto, a maioria dos consumidores se perguntar qual o momento certo de comprar imóveis.

 

Para chegar a uma resposta para essa pergunta, é necessário considerar, no mínimo, duas “esferas”: a situação pessoal e o momento do mercado de imóveis. Em relação ao primeiro fator, algo importante a se pensar é quanto ao momento da sua carreira e, consequentemente, a sua disponibilidade financeira. Uma palavra-chave, nesse caso, é estabilidade.

 

Caso haja uma boa reserva de dinheiro para dar como entrada e a carreira esteja bem estabelecida — com o profissional tendo uma boa posição no mercado —, comprar imóveis pode ser uma boa ideia. Mas, como dito anteriormente, a situação do mercado deve ser considerada. Se as taxas e os valores do imóveis estejam em uma alta muito grande, talvez seja melhor esperar uma oportunidade.

 

Fazer o balanceamento entre os dois fatores é o começo para tomar uma boa decisão do momento certo de comprar imóveis.  

Pesquise bastante e tire todas as dúvidas antes de realizar a compra

Sempre que o assunto gira em torno de comprar imóveis, muita gente afirma que é necessário pesquisar o mercado, procurando pelo financiamento imobiliário mais vantajoso com os melhores juros. É verdade que isso é necessário, mas, nesse caso, o melhor a se fazer é deixar essa parte da pesquisa na mão da Melhortaxa.

 

Enquanto achamos a taxa mais vantajosa baseada no perfil financeiro do consumidor, é papel dele fazer a pesquisa do imóvel. Não só os melhores preços, mas é necessário, também, encontrar o empreendimento que melhor supra as suas necessidades. Tamanho do imóvel, lazer, valor do condomínio e por aí vai.

 

Esses são apenas três dos fatores importantes que o consumidor deve levar  em consideração na hora de decidir o apartamento ou casa que deseja adquirir. Resolvida essa etapa, a Melhortaxa encontra os juros mais vantajosos baseado no perfil em questão — para isso, basta solicitar um financiamento de imóvel em nosso site!

 

Compartilhe
Veja Também