O financiamento é uma alternativa para a conquista de um imóvel em que é possível pagar a propriedade de maneira parcelada, o que facilita a aquisição. Porém, muitas dúvidas podem surgir na hora de reunir os documentos para financiamento imobiliário.

Pensando nisso, neste conteúdo, listamos os documentos para financiamento que precisam ser apresentados às instituições financeiras no momento da análise jurídica, uma das etapas do processo de compra de um bem. Acompanhe.

Análise jurídica

A análise jurídica é a etapa do processo de financiamento em que o banco vai conferir a documentação exigida. Para isso, os documentos do comprador, do vendedor e do imóvel devem ser entregues.

O objetivo da análise jurídica é verificar se existem pendências que impeçam a negociação e ainda garantir segurança para o banco e o comprador. Por isso, o envio da documentação completa é de extrema importância.

O processo segue uma linha padronizada mesmo em diferentes instituições financeiras. Porém, pode haver variação entre as exigências de um banco para outro. Por isso, confira a seguir a lista de documentos para financiamento imobiliário que você deve reunir.

Pessoa física

  • RG e CPF;
  • Comprovante de estado civil;
  • Comprovante de residência atual;
  • Comprovante de renda atual;
  • Certidão de débitos e tributos federais;
  • Documentos pessoais do cônjuge (se houver).

Pessoa jurídica

  • CNPJ atualizado;
  • Cadastro dos sócios e cônjuges;
  • Alvará de funcionamento;
  • Pagamento da tarifa cadastral (em alguns casos);
  • Contrato social, ata de constituição e estatuto ou declaração de empresário (registrado na Junta Comercial).

Imóvel

Assim como a dos compradores e dos vendedores, a documentação do imóvel passa pela análise do banco. Esse procedimento visa garantir a segurança da operação e evitar fraudes, independentemente de o imóvel ser novo ou usado.

Por isso, veja a seguir quais documentos o imóvel precisa para ser financiado em cada uma das situações. Consulte a instituição financeira sobre documentos adicionais.

Novo

  • Certidão negativa de ônus reais;
  • Registro de título de propriedade;
  • Registro de ações reipersecutórias e alienações,
  • Averbação da construção no cartório de registro de imóveis.

Usado

  • Matrícula do imóvel;
  • Certidão do IPTU;
  • Caso o imóvel esteja financiado, apresentar também declaração do saldo devedor.

Documentos extras

Prezando pela segurança da transação e evitando que o comprador assuma débitos antigos em um processo de compra e venda de imóvel usado, os bancos podem incluir alguns extras na relação de documentos do financiamento imobiliário. São eles:

  • Certidão negativa de débito condominial;
  • Certidão negativa de ônus reais;
  • Certidão vintenária com negativa de ônus atualizada;
  • Cópia do boleto pago da TCA (Taxa de Cadastro e Avaliação).

O financiamento imobiliário

Essa linha de crédito possibilita a aquisição de um imóvel por meio de um empréstimo, em que os recursos são direcionados à compra de uma casa ou um apartamento.

documentos para financiamento imobiliário

Para isso, você precisa verificar qual banco oferece as melhores condições e a melhor taxa de financiamento imobiliário. A partir daí, começa a fase de entrega da documentação pessoal e comprovação de renda, em que o banco vai avaliar sua capacidade financeira de compra do imóvel.

Com a análise de crédito aprovada, você vai passar pela análise jurídica, que explicamos acima. É nessa fase que são entregues os documentos para financiamento imobiliário.

Uma maneira de saber mais a respeito da sua operação é utilizar ferramentas como o simulador imobiliário. Dessa forma, é possível verificar o valor das suas parcelas, a taxa de juros e ainda o custo total da sua transação.

Portabilidade de financiamento

Outra linha de crédito que é muito procurada, mas também gera dúvidas quanto à documentação, é a portabilidade de financiamento imobiliário. Com ela, é possível migrar o seu processo atual para outra instituição financeira com melhores taxas.

Para isso, é preciso que o mutuário solicite o extrato da dívida ao banco atual, excluindo os juros do saldo devedor. Após encontrar uma instituição que se adeque às condições, é só transferir o saldo para esse novo banco cujas taxas são mais favoráveis.  

Para isso, é necessário apresentar alguns documentos para portabilidade de financiamento imobiliário. Confira abaixo a relação daquilo que é necessário apresentar ao novo banco:

  • Número do crédito fornecido pelo credor antigo;
  • CPF e telefone do titular;
  • Proposta oferecida com juros, formas de pagamento e dados do contrato;
  • Endereço do novo banco;
  • Juros de correção das parcelas pendentes.

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