INCC

Descubra o que é INCC e como esse imposto cobrado em cima dos materiais de construção interfere diretamente nas parcelas de um financiamento imobiliário!

O INCC (Índice Nacional de Custos da Construção) é um imposto que reajusta as parcelas do financiamento com base nos gastos de uma construtora durante as obras de uma propriedade. Sua criação ocorreu em 1944 e, hoje, é reajustado mensalmente pela FGV (Fundação Getúlio Vargas).

Muitas dúvidas permeiam as pessoas sobre o que é INCC e como ele acaba interferindo nas parcelas de um financiamento, elevando o valor de cada parcela. Por esse motivo, é muito importante saber como funciona a cobrança desse imposto e ficar por dentro de algumas informações importantes sobre ele.

De quem o INCC é cobrado

Basicamente, o INCC é cobrado apenas de compradores de imóveis na planta ou em construção. Nesses casos, quando suas obras são concluídas, automaticamente esse imposto deixa de existir e as parcelas do financiamento passam a ser cobradas apenas com os juros e demais encargos.

Entretanto, a pessoa que comprar um imóvel à vista ficará isenta de pagar esse imposto, mesmo a propriedade ainda não estando com as obras concluídas. Isso porque, todo o valor da propriedade é quitada antecipadamente sem ser preciso fazer um financiamento durante sua construção.

Diante disso, ao financiar um imóvel, a construtora responsável tem o dever de lhe informar antecipadamente sobre a inclusão do INCC nas parcelas. A partir disso, caso o futuro proprietário concordar com seu pagamento, o financiamento começa a correr normalmente.

Como é feito o cálculo do INCC

Como mencionado acima, a instituição responsável por calcular o índice mensal de INCC é a FGV, que leva em consideração o reajuste dos materiais de construção. Para isso, é feita uma pesquisa em sete estados brasileiros e, a partir daí, chega-se a um valor a ser cobrado entre o dia 21 do mês vigente e o dia 20 do seguinte.

Exemplificando a situação, seu valor foi de 0,61% em julho de 2018 e foi cobrado entre os dias 21 de julho e 20 de agosto. Confira, na tabela INCC a seguir, a porcentagem desse imposto ao longo de 2018. 

?

A importância do INCC

Agora que você já viu como é calculado o INCC, é importante saber sua importância durante a construção de um imóvel. Como já se sabe, sua cobrança ocorre apenas enquanto a propriedade está em construção, ou seja, quanto mais parcelas de financiamento você pagar durante esse período, mais imposto será cobrado.

Levando em consideração a instabilidade de preços nos últimos anos, o INCC garante a construtora um não-prejuízo ao longo da construção de um imóvel. Segundo os valores atuais, em dois anos — tempo médio para se construir um prédio —, os materiais são reajustados em mais de 10%.

Veja Também