O que compõe o preço de imóveis?

Conheça os principais fatores que determinam o preço de imóveis nas grandes cidades e saiba escolher o que melhor atende suas necessidades

Quais fatores são mais considerados no momento de comprar um imóvel? Essa pergunta pode ser respondida facilmente por meio da análise de diversos itens, como infraestrutura da região, segurança e acessibilidade.

São muitos os fatores que determinam o preço de imóveis nas grandes cidades e todos precisam ser analisados friamente caso você queira fechar um bom negócio. Conheça mais sobre todos esse itens e descubra qual imóvel melhor atende suas necessidades!

?

1- Localização e infraestrutura

A localização dos imóveis à venda interfere diretamente no momento de comprar uma propriedade. Hoje em dia, muitas pessoas buscam morar em regiões onde há serviços de infraestrutura, shoppings, transporte público, ruas calmas e bem iluminadas, e, obviamente, segurança.

O bairro da Vila Mariana, na zona sul de São Paulo, por exemplo, é considerado o “queridinho” da capital por conter todos os fatores listados acima. Nele, há diversos complexos hospitalares, instituições de ensino superior, além de um fácil acesso por meio de linhas de metrô e ônibus.

2- Segurança

Segurança é outro ponto friamente analisado por quem deseja adquirir um novo imóvel e prezar por mais conforto. Por conta disso, muitos prédios contam com fechaduras com segredo nos apartamentos, elevador automatizado – que precisa de um código do andar para ser acionado –, e câmeras de monitoramento em tempo real.

Ainda, é preciso verificar se a região onde pretende morar transmite segurança e é bem movimentada. Para saber disso, uma dica é conversar com os moradores do pedaço e averiguar se aquele território é seguro ou não.

3- Vagas de garagem e área de lazer do condomínio

Está cada vez mais difícil encontrar uma pessoa que não possua nenhum automóvel. Por esse motivo, diversos empreendimentos recém-lançados prezam por oferecer uma maior quantidade de vagas de estacionamento aos seus moradores, garantindo-lhes mais praticidade.

Além disso, pensando em mais comodidade e entretenimento, as construtoras têm investido em condomínios com diversos espaços coletivos na área de lazer. Analisando com detalhes, dificilmente você encontrará um empreendimento que não possua salão de festas, quadra recreativa e piscina.

Outros ambientes também são construídos com o objetivo de garantir ainda mais diversão aos moradores. Dentre eles, podem-se citar o pet friendly — dedicado aos nossos amiguinhos de quatro patas —, sauna, SPA, pistas de caminhada, academia e até mesmo salas de cinema.

4- Elevador e demais itens de acessibilidade

De acordo com a norma 9050 da ABNT, deve haver uma completa “acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos”. Isso significa que todos os empreendimentos atuais precisam contar com itens voltados para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

A começar pelos elevadores com portas largas que permitem a entrada de cadeirantes, existem outros itens importantes que todo condomínio deve ter. Rotas táteis e comunicação em braile destinadas a cidadãos com deficiência visual são apenas alguns desses itens importantes.

5- Posição do imóvel em relação ao sol

Muitos não sabem, mas a posição de um apartamento em relação ao sol é muito importante durante a avaliação imobiliária. Como se sabe, essa estrela é uma importante fonte de energia capaz de arejar sua residência e contribuir por uma economia de energia elétrica.

No Brasil, país situado no hemisfério sul da Terra, apartamentos com intensos raios solares estão localizados ao norte da bússola. Portanto, caso prefira ambientes com alta luminosidade, uma dica é se mudar para imóveis situados nessa posição da rosa dos ventos.

6- Tecnologia presente do empreendimento

Muitos empreendimentos novos são entregues com equipamentos e estruturas capazes de suportar diversas tecnologias novas do mercado. Os espaços fechados da área de lazer, por exemplo, geralmente são equipados com tomadas USB e um eficiente sistema de câmeras em tempo real.

Dentro dos imóveis, as construtoras já deixam uma pré-estrutura montada para a instalação de ar-condicionado nos dormitórios e salas, principalmente. Dessa forma, os moradores se sentem mais confortáveis dentro do lar em dias de temperaturas elevadas.

Em nome de uma maior segurança, as portas de entrada dos apartamentos e dos ambientes coletivos, muitas vezes, possuem fechaduras eletrônicas. Com elas, os moradores só conseguem entram caso sua biometria esteja cadastrada ou por meio de uma senha.

Verificar o preço de apartamento que melhor cabe no seu orçamento é muito importante antes solicitar um financiamento imobiliário. Por isso, conte com a ajuda da Melhortaxa, que oferecerá uma total assistência gratuita a você e encontrará a instituição financeira com os juros mais favoráveis. Faça já uma simulação!

Veja Também