Comprar uma casa própria ou trocar de carro é o sonho de muita gente, mas nem sempre realizar a compra à vista é uma possibilidade, por isso, há pessoas que recorrem a duas modalidades de crédito. Mas, antes de escolher uma opção, é importante que você entenda a diferença entre consórcio e financiamento.

Em linhas gerais, a grande diferença entre essas duas modalidades de tomada de crédito está no momento em que o solicitante conseguirá, de fato, adquirir o imóvel. Portanto, elas se diferem em relação ao prazo de recebimento do montante, aos juros cobrados e ao período para a quitação do valor.

Enquanto o financiamento permite a retirada do dinheiro para adquirir o imóvel quase que instantaneamente, o consórcio exige um tempo de espera mais longo — por conta dos sorteios das cartas de crédito. 

Mas, afinal, qual é a melhor opção? Tudo depende das suas pretensões. Portanto, é fundamental que você compreenda na prática como funciona o consórcio e o financiamento. Acompanhe o texto a seguir e tire todas as suas dúvidas sobre isso.

Como funciona o consórcio?

Para entender precisamente a diferença entre consórcio e financiamento, nada melhor que destrinchar cada uma das opções. Vamos começar pelo consórcio, que geralmente é oferecido por administradoras e exigem do solicitante que ele participe de sorteios mensais.

O primeiro passo para quem deseja participar dessa modalidade é realizar a compra de uma cota de consórcio, que dá direito ao consorciado de participar das assembleias. Durante o período de contrato, você terá que arcar com mensalidades, que são compostas por taxa administrativa, seguros e outras taxas. 

Enquanto fizer parte do consórcio, você poderá ser sorteado para receber a carta de crédito, a recompensa pelo crédito que geralmente é entregue só ao final do contrato. Essa vantagem acontece por meio de sorteios ou lances mensais. 

Mas atenção: nessa modalidade, não é possível adquirir o valor para comprar um imóvel de imediato. Se não for sorteado durante o período, o montante só é liberado após uma análise de crédito ao final do contrato estabelecido. 

Quais são as vantagens do consórcio?

As vantagens do consórcio dizem respeito a: flexibilidade de aprovação, custos finais e maiores chances de aprovação. Se você não tem pressa para comprar um imóvel, essa modalidade de crédito é uma boa opção de investimento a longo prazo.

Outro ponto positivo, comparando a diferença entre consórcio e financiamento, é que o consórcio não se baseia em amortização e juros cobrados sobre as parcelas, o que significa que, ao final do contrato, o valor do imóvel fica mais barato.

Como funciona o financiamento?

O financiamento já é um velho conhecido de muitos brasileiros, afinal, é a opção mais popular entre as disponibilizadas pelas instituições financeiras, porém, é mais burocrática e com cobrança de taxas.

O primeiro passo é realizar uma simulação entre várias instituições financeiras para comparar preços e taxas cobradas, e então escolher a melhor opção para a tomada do empréstimo. Após essa etapa, o cliente deve apresentar uma série de documentos para a análise de crédito.

Nessa modalidade, após aprovado o crédito, você terá seu montante liberado em poucos dias e poderá comprar o imóvel em um curto prazo de tempo. Já o pagamento das parcelas costuma demorar mais tempo, comparado ao consórcio, e pode levar até 30 anos.

Quais são as vantagens do financiamento?

Quando falamos das vantagens, a principal diferença entre financiamento e consórcio está no período de recebimento do valor. No financiamento, isso funciona de maneira imediata: assim que é aprovado o crédito, o cliente pode utilizar o dinheiro em até cinco dias úteis para realizar a compra do bem desejado.

As opções também são bem mais variadas quando comparadas às do consórcio: com a taxa Selic em baixa, muitos bancos têm oferecido vantagens para quem deseja financiar imóvel, por exemplo.

Em busca de crédito? Conte com a ajuda da Melhortaxa

Agora que você já conhece a diferença entre consórcio e financiamento, ficará mais fácil escolher a melhor opção para realizar o sonho da casa própria ou a troca do carro. 

Conte com a ajuda dos especialistas da Melhortaxa para realizar uma simulação de crédito. Nós apresentaremos a você as melhores condições de financiamento, de acordo com seu perfil e disponibilidade.