O cheque especial é extremamente útil para solucionar imprevistos, como comprar produtos ou serviços que devem ser utilizados de forma emergencial. Para isso, é fundamental que o cliente obtenha um limite adicional ao saldo da conta. Leia o artigo e entenda um pouco mais como funciona o cheque especial.

Como se fosse um empréstimo pré-aprovado, disponível na hora que precisar, o cheque especial pode contribuir de modo efetivo para a resolução de vários problemas. Porém, é preciso usá-lo somente em situações especiais.

Por funcionar como um empréstimo, as taxas de juros cobradas sobre o valor utilizado são altas, o que pode inviabilizar qualquer orçamento se essa reserva extra passar a fazer parte dos seus rendimentos mensais. A seguir, vamos entender melhor o que é e como funciona o cheque especial.

O que é e como funciona o cheque especial?

Em termos gerais, as instituições bancárias já oferecem o cheque especial assim que o cliente abre uma conta. O limite desse serviço pode aumentar conforme é utilizado. O cheque especial também pode receber outros nomes, dependendo do banco. Ele pode ser chamado de LIS ou cheque azul, mas o objetivo é o mesmo.

Como são calculados os juros do cheque especial?

O banco calcula quanto tempo esse limite foi usado até você saldar a dívida, mas como calcular os juros do cheque especial? Um exemplo: imagine que você usou R$ 300,00 do limite do banco (o famoso “ficar no vermelho”) por um mês, e os juros mensais são de 8%. No fim do período, a instituição vai cobrar R$ 24,00 de juros.

Caso você queira saldar a dívida e pagar os juros, a sua conta volta ao azul, mas, se essa situação persistir, os juros continuam sendo cobrados sobre o valor no vermelho, que já estão acrescidos dos juros do mês anterior. Esse cenário é conhecido no meio financeiro como “efeito bola de neve”.

Não é à toa que essa é uma das modalidades mais caras de empréstimo. Os juros do cheque especial só ficam atrás do rotativo do cartão de crédito, que chegam a 400% ao ano, dependendo do cartão. Logo, quando se pensa em como funciona o cheque especial, fica claro que é para ser usado em emergências.

Quais são as vantagens e as desvantagens do crédito especial?

Antes de adquirir o cheque especial, é muito importante que o cliente conheça as vantagens e as desvantagens desse serviço bancário. Por isso, trazemos alguns benefícios e cuidados que devem ser tomados para você não entrar em dívidas.

Homem de camisa azul lendo um documento em suas mãos.

Vantagens

  • rapidez e pouca burocracia para liberar o valor;
  • flexibilidade para pagar contas urgentes;
  • sem encargos se não for utilizado (na maioria dos bancos).

Desvantagens 

  • elevado Custo Efetivo Total (CET) na maioria das instituições bancárias;
  • juros diários, idêntico ao cobrado no cartão de crédito;
  • taxas variam de acordo com a Selic.

Como sair do cheque especial?

O processo de sair do cheque especial pode levar um tempo, mas é muito vantajoso, porque você não vai mais depender desse limite extra e consegue ter um controle mais eficaz dos seus rendimentos e gastos. Veja as dicas da Melhortaxa sobre como sair do cheque especial.

Refinancie as suas dívidas

Ver como funciona o cheque especial é entender que os juros são muito altos. Assim, procure refinanciar as suas dívidas. Para saber como elas podem ficar e o quanto você vai pagar, a Melhortaxa tem simuladores que ajudam a fazer esse cálculo na direção de uma folga financeira.

Priorize as dívidas com o cheque

Uma vez refinanciadas as dívidas, veja aquelas que ainda foram pagas com cheque. Procure pagá-las com antecedência, se for possível. Isso vai trazer mais tranquilidade e uma preocupação a menos no futuro, sem contar a ajuda para você se programar nos gastos mensais.

Analise os seus gastos mensais

Anote o quanto você ganha e gasta mensalmente. Isso é fundamental para ajudar a ver o quanto sobra no final do mês. Caso isso não aconteça, veja quais gastos podem ser cortados. Assim, o dinheiro vai começar a aparecer, e é hora de pensar sobre o que fazer com ele.

Use cartão de débito, Pix ou até mesmo dinheiro

Isso evita perder o controle dos seus gastos. Dê preferência ao pagamento em cartão de débito, transferências via Pix ou dinheiro. Dessa forma, você acompanha as despesas e sabe que não vai ter surpresas no mês seguinte, quando chegar a fatura do cartão de crédito.

Faça uma reserva de emergência

Essa dica é valiosa. Guarde na poupança ou faça um investimento mais rentável, mesmo que você deposite uma quantia baixa todos os meses. Essa reserva de emergência vai render mensalmente e vai ser muito útil para imprevistos. Dessa forma, você evita o uso do cheque especial, com toda a carga de juros altos.

Refinanciamento imobiliário é com a Melhortaxa

Agora que você já sabe o que é e como adquirir um cheque especial, saiba também que Melhortaxa pode ajudar você a buscar as melhores taxas do mercado por uma simulação gratuita. Faça o cadastro e receba as melhores ofertas para seu orçamento sem sair de casa.