Casa própria é investimento ou bem de consumo?

A equipe da Melhortaxa dá consultoria gratuita para as pessoas que desejam um financiamento ou refinanciamento imobiliário. Ela pesquisa com os bancos as propostas mais adequadas ao perfil do interessado, faz análises considerando muitos fatores envolvidos na contratação de uma linha de crédito e apresenta algumas opções para o comprador tomar uma decisão segura e consciente. A Melhortaxa pode acompanhar o processo de aquisição do imóvel até a assinatura do contrato. No relacionamento com os seus clientes, tem percebido que há muitas dúvidas sobre temas específicos. Portanto, os especialistas da Melhortaxa decidiram esclarecer algumas mais comuns. Veja se essas também são questões do seu interesse. Se ainda precisar de mais explicações entre em contato com alguém da equipe.

Comprar a casa própria é um bom investimento? Por quê?
Comprar a casa própria é muito mais a realização de um sonho do que um investimento financeiro propriamente dito. Podemos avaliar a compra da casa própria como um investimento em estabilidade, comodidade, conforto e segurança. Mas, embora a aquisição da casa própria não seja um investimento financeiro, isso não quer dizer que não seja vital avaliar com muito cuidado todas as questões econômicas que envolvem essa tomada de decisão. A escolha entre financiar ou pagar à vista e de qual financiamento escolher deve ser feita com calma, e somente depois de muita pesquisa e avaliação.

Como faço para investir em imóveis?
Para investir num imóvel é importante avaliar muito bem qual tipo de investimento se deseja fazer. A intenção é comprar um imóvel por um preço baixo e então vendê-lo por um preço mais alto após um tempo? Ou a ideia é comprar um imóvel para alugá-lo?No primeiro caso, o ideal é procurar por locais que tenham uma perspectiva de valorização, e é recomendado comprar imóveis que ainda estejam na planta ou em construção, pois tendem a ter valores mais baixos do que os que já estão prontos.

No caso de investimentos visando a renda do aluguel, o ideal é procurar por imóveis em regiões com grande demanda por moradia. Comprar um imóvel em localizações centrais ou perto de regiões de grande fluxo ou com fácil acesso à transporte público de qualidade podem ser boas opções.O ideal é que o comprador fique sempre atento a esses dois quesitos. Até mesmo quando a compra não for feita, visando o investimento; no futuro pode ser que o proprietário mude de opinião e precise se desfazer do bem, ou então resolva colocá-lo para alugar.

Como faço para valorizar o meu imóvel?
Depois de escolhido o imóvel, é importante mantê-lo sempre muito bem conservado para que não se desvalorize com o tempo. Seguir as tendências arquitetônicas e contratar profissionais de qualidade comprovada, quando for fazer qualquer tipo de alteração ou reforma no imóvel, são requisitos importantes para que a reforma aumente o valor do patrimônio ao invés de diminuir o valor do mesmo.

 

 

 

 

 

Veja Também