A importância da assessoria imobiliária no financiamento

Descubra a importância de contratar uma assessoria imobiliária antes de financiar um novo imóvel e suas principais funções no contexto jurídico.

Contratar os serviços de uma assessoria imobiliária pode ajudar você a comprar imóveis com mais segurança e menos riscos de ter prejuízo ao longo dos anos. Como se sabe, fazer negócios no mercado de imóveis envolve alguns trâmites que serão fundamentais para você se sentir satisfeito.

Conheça mais sobre os serviços prestados por uma assessoria e a importância de contratar nossos serviços antes de dar entrada em um financiamento!

Por que devo contratar uma assessoria jurídica imobiliária

Ao comprar um imóvel, seja ele novo ou usado, é fundamental registrá-lo no Cartório de Registro de Imóveis com os dados corretos sobre o proprietário. Nesse caso, ao contratar nossos serviços, você terá menos preocupações com tabelião e demais serviços para garantir sua legitimidade.

Verificar se a propriedade a ser adquirida não possui dívidas deixadas pelo antigo morador é outro ponto a ser tratado com muito cuidado para não cair em ciladas. Muitas vezes, a ausência da assessoria pode fazer o comprador fechar negócio em um imóvel com dividendos e não saber como quitá-los.

Outro ponto de destaque é com relação às cláusulas presentes no contrato de compra e venda. Ao solicitar os serviços da Melhor Taxa, iremos analisar minuciosamente todo o conteúdo do documento e verificar se não há irregularidade ou cobrança de tributos indevida.

As funções da assessoria

A assessoria jurídica imobiliária da Melhor Taxa realiza várias funções capazes de fornecer as melhores orientações para alguém que está a procura de um novo imóvel. Conheça algumas delas:

  • fazemos a análise de todos os documentos, como escrituras e declarações, necessários para o comprador não ter dor de cabeça quando dar entrada no financiamento;
  • somos capazes de verificar a autenticidade de toda a documentação relacionada ao imóvel prescrita do Cartório de Registro de Imóveis do município;
  • caso você queira comprar uma propriedade oriunda de inventário ou hipoteca, iremos fornecer soluções para dissolvê-las e orientar sobre os possíveis riscos futuros,
  • iremos verificar todos os contratos referentes à compra do imóvel antes de serem assinados pelo comprador.

Diferenças entre assessoria e corretagem imobiliária

Existem algumas diferenças entre assessoria e corretagem imobiliária que, muitas vezes, são imperceptíveis aos olhos do comprador. Basicamente, enquanto um possui o objetivo de esclarecer questões de cunho jurídico, o outro fornece dicas sobre como escolher a melhor propriedade de acordo com seu estilo de vida.

O vínculo dos dois profissionais com algum órgão público é outra diferença existente entre ambos. A assessoria de imóveis está diretamente relacionada com a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); a corretagem é de responsabilidade do CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis).

Os riscos de não contratar uma assessoria

Ao dar entrada em um financiamento imobiliário sem antes solicitar a assessoria da Melhor Taxa, saiba que estará sujeito a correr alguns riscos durante o procedimento. Como visto acima, contratando esse serviço, toda a documentação será analisada previamente por um especialista.

Situações envolvendo hipotecas por falta de pagamento das dívidas pelo antigo proprietário podem acarretar até mesmo na perda do imóvel recém-adquirido. Além disso, trâmites judiciais envolvendo penhoras, fraudes e demais problemas podem facilmente te atingir caso você não seja orientado por um assessor.

Problemas envolvendo documentação em cartório também podem afetar sua propriedade caso seja não seja previamente analisada. Muitas vezes, imóveis novos comprados na planta ou mesmo os seminovos com IPTU atrasado acabam causando sérios problemas ao comprador.

Ainda, problemas envolvendo o contrato de compra e venda podem passar despercebidos aos olhos de pessoas leigas em assuntos jurídicos. Por mais esse motivo, é importante contratar algum especialista no assunto para analisar friamente o papel e constatar se não há nenhuma cobrança abusiva.

Dicas de como escolher uma boa assessoria

Se já está convencido de que contratar uma assessoria imobiliária só irá beneficiar seus negócios, conheça algumas dicas sobre como escolher uma empresa com base em transparência e credibilidade.

  • Verifique se determinada assessoria é capaz de analisar todas as documentações necessárias para a compra de um imóvel. Nesse caso, pode-se citar escrituras, registros em cartórios, inventários, pendências judiciais e financeiras, etc;
  • Consulte o tempo de experiência daquele time de profissionais no mercado. Isso só fará aumentar a confiança a ser depositada nele,
  • Ao procurar uma assessoria, escolha aquela com que se comunique com o consumidor de maneira simples e descomplicada. Em outras palavras, sem o famoso “juridiquês”.?

Contratar uma assessoria antes de financiar um imóvel te dará mais certeza de estar fazendo um excelente negócio. Por isso, não perca mais tempo e contrate os serviços da MelhorTaxa de forma gratuita! Assim, fica fácil saber qual instituição possui os juros mais favoráveis do mercado de acordo com seu perfil!

Compartilhe
Veja Também