7 razões para pedir um financiamento com garantia de imóvel

Crédito é alternativa para diversas situações e mais vantajoso que outros produtos financeiros

Muitas pessoas ainda não sabem, mas o financiamento com garantia de imóvel é um dos melhores créditos do mercado. Há diversas vantagens para contar com esse produto financeiro.

Em comparação com outros produtos, como o cheque especial e o empréstimo pessoal, esse crédito é muito mais vantajoso. Para quem ainda desconhece e precisa de um dinheiro a mais no orçamento, vale a pena saber mais!

?

1- Mais barato que outras modalidades

No Brasil, boa parte dos créditos tem juros caros. De acordo com a ANEFAC (Associação Nacional de Finanças, Administração e Contabilidade), apesar de a taxa média anual ter caído, ainda é grande. Em agosto de 2018, os juros eram de 123,71% e agora são de 122,96% para pessoa jurídica.

A situação não é muito melhor para as pessoas jurídicas. Das três linhas de crédito pesquisadas pela associação, todas tiveram redução. Antes, os juros estavam em 55,01% e agora estão em 54,29%.

Por outro lado, a taxa do financiamento com imóvel de garantia está em 16,7% ao ano, em média. Os juros mais baixos são devido ao fato de as instituições disporem da segurança do pagamento, pois há uma fiança envolvida.

2- Dinheiro livre

Diferentemente do financiamento imobiliário e de outros créditos que são destinado para apenas uma função, o refinanciamento de imóvel pode ser usado em qualquer tipo de gasto. O uso dele é completamente livre e independe da instituição financeira.

O cliente pode, por exemplo, tomar o crédito para renegociar dívidas caras, fazer uma reforma na casa e tirar uma viagem do papel. Também é possível solicitar o empréstimo para investir nos próprios negócios e ampliar a empresa.

3- Valor considerável

Boa parte dos créditos está atrelada apenas à renda do solicitante. Com exceção do financiamento imobiliário, que ajuda quem quer adquirir um imóvel, os outros empréstimos costumam ser razoavelmente baixos.

Nesse sentido, eles só podem ser usados para necessidades imediatas, como o cheque especial. Mas, vale notar que, ainda assim, não são recomendáveis. O cheque especial tem uma das taxas de juros mais caras do mercado, chegando a ultrapassar os 280% a.a.

No caso do financiamento com garantia de imóvel, o cliente pode tomar até 60% do valor da propriedade. Embora também tenha que comprovar a renda, o montante costuma ser consideravelmente maior em comparação com outras modalidades.

4- Quem pode solicitar

O financiamento com garantia de imóvel pode ser solicitado por todas as pessoas que tenham mais de 18 anos, renda comprovada e um imóvel para alienar. A propriedade não precisa estar no nome do interessado, mas o dono precisa assinar um termo de ciência.

Na prática, quando o imóvel é colocado em garantia, ocorre a alienação fiduciária. Ou seja, o proprietário continua com a posse, mas a titularidade fica com o credor — até que a realização do completo pagamento.

Além disso, é fundamental destacar que esse crédito com garantia de imóvel pode ser solicitado por quem está negativado. Os indivíduos nessa situação dificilmente conseguem obter dinheiro no mercado. Mas, se tiverem um imóvel para aliená-lo, isso pode ser feito em algumas instituições.

5- Maior tempo para pagar

Outra razão importante para preferir o empréstimo com garantia de imóvel é que ele pode ser pago em até 20 anos. Por se tratar de um crédito que disponibiliza um grande volume de dinheiro, a possibilidade de quitar a dívida em várias parcelas pode aliviar o orçamento.

Para se ter uma ideia, o empréstimo pessoal só pode ser pago em até quatro anos. Dependendo de como o interessado está se planejando, esse tempo a mais pode ajudar a deixar as parcelas menores e facilitar o pagamento.

6- Troque as dívidas caras

Quando uma conta tem juros altos, a dificuldade para pagá-la só aumenta. É o popular efeito bola de neve, que costuma deixar muitos brasileiros endividados. De acordo com a Serasa Experian, mais de 61 milhões de consumidores tinham dívidas em atraso no meio de 2018.

Ainda segundo a pesquisa, cada cidadão têm em média quatro dívidas em atraso, somando R$ 4.426. Para reverter isso, uma alternativa é trocar a conta que já está com juros caros por outra mais econômica.

Como o financiamento com garantia de imóvel é uma das modalidades mais baratas do mercado, quem está endividado pode solicitá-lo. Assim, com o dinheiro em mãos, será possível renegociar a dívida antiga e quitá-la o quanto antes — evitando o acúmulo dos juros altos.

7- Facilidade de solicitação

O empréstimo com garantia de imóvel pode ser solicitado de maneira on-line e, portanto, sem sair de casa. Em poucos cliques, o interessado pode obter o crédito que tanto precisa e em alguns dias já ter o dinheiro liberado.

Na Melhortaxa, todo o processo acontece pelo site. Se o cliente tiver alguma dúvida, ele pode entrar em contato com a assessoria. No site, também é possível simular as melhores condições de financiamento com garantia de imóvel para o orçamento. Aproveite já e tenha em mãos o dinheiro para concluir os seus planos!

Veja Também