Saiba como consultar o saldo do FGTS

Site da Caixa Econômica Federal oferece serviço gratuitamente. Basta ter o número do PIS e uma senha

Após meses, anos, a "poupança" do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) cresce pouco a cada mês, com os depósitos realizados pelo empregador. Por isso, muitas vezes, saber quanto dinheiro se tem guardado no FGTS não é uma resposta que fica na ponta da língua.

Saber o seu saldo do Fundo, no entanto, é importante tanto na hora em que se vai retirar esse dinheiro quanto ao planejar a utilização do fundo para a compra de um imóvel. Com essa conta sendo atualizada mensalmente e as variações salariais mudando o valor do depósito, como saber quanto se tem guardado?

Consulta on-line – O FGTS é depositado na Caixa Econômica Federal, que concentra esses recursos. Para consultar o saldo do FGTS no site da Caixa Econômica Federal faça o seguinte caminho dentro do portal: no menu principal escolha a opção Você. Em seguida, Serviços Sociais, e por último, FGTS. Clique em Extrato do FGTS, e informe o número do PIS/PASEP, o número do Título de Eleitor e a senha, que é cadastrada no próprio site.

No extrato oferecido é possível consultar o saldo atualizado do fundo e o histórico de depósitos do empregador. O sistema da Caixa consegue acessar as informações dos últimos 25 anos – o que ajuda a esclarecer dúvidas dos trabalhadores com mais tempo de estrada. Para esses, também é possível consultar os Créditos Complementares, que são as atualizações monetárias creditadas aos trabalhadores que possuíam contas vinculadas do FGTS durante a vigência dos planos Verão e Collor.

O arranjo foi estabelecido pela Lei Complementar 110, de 29 de junho de 2001. Os créditos aconteceram até 2007 e e podem ser sacados desde que se possa comprovar algum dos requisitos previstos na Lei n° 8.036/1990 e na Lei Complementar n° 110/2001.

Essa é também a melhor forma de saber se o fundo está sendo alimentado corretamente, o que evita surpresas futuras ou problemas com o empregador. Lembre-se de que o depósito é no valor de 8% do seu salário.

Receber extrato impresso ou digital - Também é possível se cadastrar para receber a atualização mensal do saldo por e-mail, celular ou pelos Correios.

Vale lembrar que não é preciso ser correntista da Caixa para acessar essas informações. Todo trabalhador com carteira assinada e número do PIS pode se cadastrar no site.

Buscando financiamento imobiliário? A Melhortaxa compara as taxas das maiores instituições financeiras do país e indica a melhor opção de financiamento para seu perfil financeiro, sem cobrar nada por isso. Faça já uma simulação!



Compartilhe

Veja Também