Qual é a melhor época do ano para comprar imóvel?

Com a redução da Selic a 7% e a decisão dos bancos de diminuir as taxas de juros, esta virada de ano tornou-se um ótimo período para quem deseja financiar um imóvel

A casa própria é o sonho de vida de muitas pessoas, mas o investimento requer planejamento. Uma pergunta que deve ser feita por quem tem esse desejo é se existe uma melhor época do ano para comprar imóvel. Embora a resposta dependa de alguns fatores, o final do ano é uma ótima oportunidade. 

Depois do anúncio de redução da Selic, que chegou a 7% ao ano, os bancos também decidiram baixar as taxas de juros para algumas linhas de crédito. Além disso, o valor médio dos imóveis residenciais caiu 0,41% ao longo dos últimos 12 meses, segundo pesquisa da FipeZap. Como resultado, é possível observar um movimento de queda nos preços e redução dos juros cobrados.

Esse cenário com uma queda nos lançamentos e indicadores de que os preços podem começar a subir tornam este momento um excelente período para tirar do papel o projeto de ter a casa própria. “Todos que aguardavam a queda devem acelerar suas compras, procurando sempre ter atenção quanto às condições do negócio”, explica Rafael Sasso, co-fundador da Melhortaxa.

Sasso ainda diz que, no cenário atual, os bancos tendem a aumentar os limites das parcelas do financiamento, valorizando assim a renda de quem vai comprar um imóvel. “Agora é viável encontrar um financiamento melhor, com taxas mais adequadas”. Além dos juros e preços em queda, quer saber as razões desta ser a melhor época do ano para comprar imóvel? Vamos explicar os três motivos principais

Dinheiro extra para o financiamento do imóvel

No final do ano muitos aguardam o 13º salário. O dinheiro extra traz alívio para quem está com dívidas ou tem gastos extras, mas também pode ser usado como investimento. Para quem ainda está planejando comprar um apartamento, a sugestão é guardar o valor na poupança ou em algum fundo de renda fixa.

Já para aqueles que querem dar um passo a diante e efetuar a compra, o 13º pode ser utilizado para compor o valor das taxas e impostos relacionados com a negociação, como por exemplo o Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), registro e escritura. “Em geral, o valor gasto com as taxas do contrato fica em torno de 5%-6% do valor total do imóvel”, aponta Sasso. 

Quem já está pagando o financiamento pode usar a renda extra para antecipar o pagamento da parcela e, assim, pagar um valor mais barato, conforme as condições do contrato. 

Com juros em queda, aumenta poder de negociação

O período que compreende os últimos meses também é a melhor época do ano para comprar imóvel principalmente por conta da expectativa dos bancos repassarem a queda da taxa Selic para os consumidores. “As pessoas vão ter mais poder de compra por meio do financiamento”, avalia Sasso. 

Por isso, aproveite a oportunidade para negociar as condições do financiamento do imóvel e o valor das parcelas. O Melhortaxa traz o “Barômetro do Crédito Imobiliário”, uma ferramenta simples e fácil para você ficar por dentro das principais taxas do mercado.

Dicas que facilitam a busca por financiamento

Final de ano é corrido, certo? Nessa época, poucas pessoas têm muito tempo disponível para pesquisar quais são as melhores condições para financiamento da casa própria, mas essa é uma etapa crucial para economizar ainda mais. 

Algumas dicas podem auxiliar o processo. Primeiro, defina quanto tem e o valor que pretende gastar no imóvel. Tenha cuidado e planeje o que melhor vai caber no seu bolso. É importante lembrar que geralmente os bancos financiam 80% do valor de um imóvel novo, o que pode se limitar a 50% dependendo do banco se ele for usado. Outro ponto essencial é que a parcela do financiamento pode comprometer até 30% da sua renda líquida.

Para auxiliar os consumidores, uma boa alternativa é utilizar ferramentas que podem fazer a pesquisa dos melhores financiamentos oferecidos pelos bancos. Na Melhortaxa, por exemplo, todo processo de comparação para crédito imobiliário é feito de forma online e gratuita. A plataforma traça o perfil do cliente, faz a busca das melhores propostas nas instituições financeiras do país, auxiliando todas as etapas até o contrato ser fechado.

Buscando financiamento imobiliário? A Melhortaxa compara as taxas das maiores instituições financeiras do país e indica a melhor opção de financiamento para seu perfil financeiro, sem cobrar nada por isso. Faça já uma simulação!

 

 

 

Compartilhe

Veja Também