Financiamento de Construção e Reforma

A aquisição de terreno é uma maneira de investir dinheiro em um bem imóvel com a vantagem de poder construí-lo de acordo com suas necessidades e estrutura familiar. Mas nem todos realizam esse tipo de compra pensando na comodidade de ter uma casa personalizada. O grande diferencial na compra de terrenos está no potencial de valorização.


Em algum momento será necessário construir nesse terreno e é natural que a maioria das pessoas não mantenha reserva suficiente para custear o material de construção, mão de obra, arquiteto, engenheiro e possíveis gastos emergenciais. Pensando nisso, foi criado o financiamento de construção e reforma.


Muitos bancos já realizam esse tipo de operação, mas para que você possa entrar em processo de financiamento, é necessário que corresponda a uma série de especificações.
- O terreno precisa estar em seu nome e toda a documentação deve estar regularizada, não podendo haver nenhuma pendência com a prefeitura
- É preciso que um engenheiro ou arquiteto produza o projeto da construção e o mesmo deve ser apresentado na prefeitura a fim de obter o alvará de construção e o ART (Anotação de Responsabilidade Técnica)
- Com a regularização do projeto, é preciso ir à agência de uma instituição financeira que realize esse tipo de operação, como a Caixa Econômica Federal e Bradesco, para submeter toda a documentação requerida pelos bancos a uma análise
- Após a aprovação, é comum que o banco envie um engenheiro à obra para checar a viabilidade da construção 
- Na primeira etapa da obra, o próprio proprietário arca com os custos da construção. Isso porque nenhum banco libera a operação antes que, pelo menos, 15% da obra esteja concluída. A grosso modo o banco entende que você precisa de auxílio para finalizar a obra, e não iniciá-la

Caso você tenha a intenção de utilizar o FGTS na operação, é fundamental que a obra tenha sido averbada e se enquadre nas regras do FGTS e SFH. Com isso, imóveis com valor superior a R$750 mil não permitem a utilização do fundo.


É importante ressaltar que todas as operações dependentes de um Cartório de Registro de Imóveis têm custo. O valor varia de acordo com o imóvel e o município.

Àqueles que já possuem casa própria e preferem evitar o uso do cartão de crédito ou cheque especial na reforma da casa, saibam que essas realmente não são as melhores opções. Banco do Brasil, Santander, Itaú, Citibank e Caixa Econômica Federal são alguns dos bancos que já oferecem financiamento voltado para reforma. 


Precisa construir ou está pensando em reformar seu imóvel? Entre em contato com a Melhortaxa! Orientamos nossos clientes ao longo de todo o processo de contratação de crédito imobiliário de maneira rápida, fácil e, o melhor, gratuita.



Compartilhe

Veja Também