Está pensando em reformar o seu apartamento, mas não possui o montante necessário para realizar a obra à vista? Esse é um dilema de muitos brasileiros que precisam realizar uma obra em casa, seja por motivos de venda futura ou apenas para mudar o ambiente. Nesses casos, o financiamento para reforma pode ajudar.

Esse tipo de crédito é destinado a pessoas físicas que necessitam do valor para realizar obras de reparo ou mesmo de construção do imóvel, e pode ser obtido por meio de programas governamentais e bancos particulares. 

Mas você sabe como funciona um financiamento para reforma da Caixa, por exemplo? É importante se atentar aos critérios de aprovação do crédito antes de optar pela modalidade, para identificar se vale mesmo a pena. Por isso, separamos todas as informações necessárias no texto a seguir, confira!

Como funciona o financiamento para reforma?

O financiamento ou crédito para reforma é voltado para quem está construindo ou reformando um imóvel. Ele é oferecido pelas instituições financeiras com taxas de juros mais baixas quando comparadas a um empréstimo pessoal. Além disso, pode cobrir até 100% do valor correspondente à obra. 

Mas, afinal, como conseguir um financiamento para reforma? Entre as exigências impostas pelos bancos, consta que o solicitante precisa ser, de fato, o proprietário do imóvel. Ou seja, não é possível que o crédito seja liberado para um terceiro. 

Outra regra importante à qual você deve se atentar é sobre o imóvel em si: o tomador do empréstimo não pode ter outro imóvel no local ou região em que mora ou pretende morar após a reforma. Vale lembrar, ainda, que as regras para liberação do crédito podem variar conforme a instituição financeira escolhida.

Financiamento para reforma

Como financiar uma reforma pela Caixa?

Uma das opções mais conhecidas de financiamento para reforma é por meio do programa governamental Construcard, oferecido pela Caixa Econômica Federal, que permite a compra de material de construção para a obra. 

Mas, afinal, como funciona o financiamento da Caixa para reforma e ampliação? A principal regra diz respeito à forma de utilização do aprovado: o valor é creditado em um cartão de débito Construcard e deve ser gasto exclusivamente com a compra de materiais de construção. 

Além disso, a compra deve ser realizada em uma loja credenciada ao programa. Neste caso, o lojista conveniado recebe o valor da compra à vista, e você, como cliente, tem até 236 meses para pagar ao banco. As taxas do financiamento para reforma custam a partir de 2,5% ao mês.

Documentos necessários para solicitar o crédito

Para financiar um imóvel por meio do programa da Caixa Econômica, você precisa reunir uma série de documentos e apresentar ao banco, para que o mesmo possa realizar a análise de crédito. São eles:

  • RG e CPF;
  • Comprovante de renda;
  • Comprovante de residência;
  • Documentos de alienação fiduciária de bem móvel (se necessário),
  • Registros do imóvel em nome do proprietário que solicitar o empréstimo.

Vale a pena solicitar crédito para reformar a casa?

Está em dúvidas se vale mesmo a pena solicitar um financiamento de reforma? Antes de mais nada, avalie se essa é mesmo a única opção para realizar a obra. Por quais motivos você deseja solicitar um crédito para reformar a sua casa? O valor das parcelas cabe no seu orçamento?

Se as reformas forem de cunho emergencial, por conta de problemas estruturais no imóvel, o investimento é, sim, uma boa opção. Se for uma obra de acabamento com o objetivo de valorizar a propriedade, reunir o montante necessário pode ser uma solução mais segura do que tomar um empréstimo.

De qualquer forma, é válido realizar uma simulação entre diversas instituições e até conversar com o seu gerente do banco para avaliar quais são as linhas de crédito mais recomendadas para a situação. 

Lembre-se que na hora de calcular os gastos que envolvem o financiamento para reforma, deve-se levar em conta o Custo Efetivo Total (CET) da operação, e não apenas os juros do parcelamento.

Conte com a ajuda da Melhortaxa

Seja um financiamento para reforma ou mesmo para realizar outro tipo de operação, a Melhortaxa pode ajudar você a encontrar as melhores ofertas do mercado para a sua linha de crédito.

Faça um cadastro em nosso site e utilize um de nossos simuladores de crédito! Dessa forma, você consegue descobrir o valor que será gasto com os juros ao longo dos meses, e ainda se planejar com antecedência para realizar o financiamento. É prático, rápido e gratuito.