Como funciona a Tabela Price?

Entenda onde e como o método de amortização de dívidas é utilizado

Esse nome é figura fácil quando o assunto é finanças e compras a prazo: Tabela Price. Mas o que ela realmente é e como funciona a sua aplicação em financiamentos?

A Tabela Price é um sistema de amortização de dívidas, criado no século 18 pelo francês Richard Price – daí o seu nome – para o pagamento de pensões e aposentadorias. Com o tempo, o método foi adotado pelo mercado financeiro e é hoje, ao lado da Tabela SAC (Sistema de Amortização Constante), uma das principais formas de parcelamento de compras a prazo.

Segundo o método Price, as prestações são fixas ao longo do período de quitação do bem, sem aumento por algum tipo de correção (dependendo do contrato de financiamento). Enquanto isso, o saldo devedor é amortizado aos poucos, até a quitação do débito, e os juros estão embutidos nas prestações.

Como é calculada – O cálculo das parcelas de uma prestação segundo o método Price segue uma fórmula onde o valor de cada prestação é dada de acordo com o valor presente do bem, a taxa de juros e o período financiado. Na internet existem calculadoras e planilhas prontas para realizar esse tipo de cálculo.

Com o resultado, é possível obter a tabela com os valores dos juros de cada prestação. Na prática, o que acontece é que, embora o saldo devedor cresça em função dos juros, o pagamento das parcelas anteriores e a amortização de parte do saldo devedor fazem com que o valor das parcelas não cresça. Já na Tabela SAC as parcelas diminuem com o passar do tempo.

Onde é aplicada – Embora seja alvo de controvérsias nos meios jurídico e financista, a Tabela Price é bastante comumente aplicada em financiamentos diversos e empréstimos. Segundo especialistas, embora a Tabela Price viabiliza compras mais caras por quem possui renda mais baixa e tenha as parcelas iniciais mais em conta, ao final o valor pago pelo bem é maior do que em outras modalidades de amortização, como o Método SAC. 

Buscando financiamento imobiliário? A Melhortaxa compara as taxas das maiores instituições financeiras do país e indica a melhor opção de financiamento para seu perfil financeiro, sem cobrar nada por isso. Faça já uma simulação!



Quer receber propostas de financiamento imobiliário?

  • Tabela Price

Compartilhe

Veja Também